Nova técnica no tratamento da dor osteoarticular

A CUF passou a realizar um procedimento inovador para o tratamento da dor osteoarticular, que permite melhorar a qualidade de vida dos doentes que sofrem de artrose, tendinites e outras patologias musculoesqueléticas muito prevalentes na população, tornando-se na primeira unidade de saúde privada em Portugal a disponibilizar este tratamento. Esta técnica minimamente invasiva, recentemente implementada em Portugal, está disponível no Hospital CUF Porto e, em breve, no Hospital CUF Tejo. 

A embolização musculoesquelética é uma técnica minimamente invasiva, recentemente implementada em Portugal, que proporciona o alívio da dor crónica causada pela inflamação dos tecidos musculoesqueléticos e é uma alternativa para os doentes que não obtiveram alívio com os tratamentos convencionais, como sejam medicação, fisioterapia ou cirurgia, ou até mesmo infiltrações.

Pedro Marinho Lopes, Radiologista de Intervenção na CUF, destaca como grande vantagem desta nova técnica “a melhoria da qualidade de vida destes doentes, permitindo-lhes retomar rapidamente as suas atividades diárias com maior conforto e bem-estar”.  

É um procedimento que não requer incisões, suturas ou cicatrizes, e que atua apenas nos tecidos inflamados, preservando os tecidos saudáveis. Semelhante a um cateterismo, “é inserido um cateter fino e flexível até à área onde reside a dor e nesse local, são injetadas microesferas dentro dos vasos sanguíneos anómalos, que vão bloquear o fluxo de sangue e, consequentemente, reduzir a inflamação”

De acordo com o especialista, os benefícios são evidentes logo após o procedimento, com “a redução significativa da dor e da inflamação, melhorando a função e a mobilidade”. 

A embolização é uma técnica segura e eficaz, realizada por profissionais especializados e experientes, com recurso a anestesia local. Tem a duração de aproximadamente uma hora e o doente recebe alta no próprio dia.